Reunião do Conselho Local de Saúde Glória

Reunião do Conselho Local de Saúde Glória

A reunião acontece toda terça-feira do mês às 19 horas, no Centro de Saúde Glória.
Rua Eneida, 955 - Glória- Belo Horizonte - MG - Brasil - 3277-7126 - 3277-7176
...............A Entrada é GRATUITA.....Participe!!!..........................

quarta-feira, 22 de junho de 2011

UPA 1 Noroeste 13/05/2011

A construção da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Noroeste, nos bairros Nossa Senhora da Glória/São Salvador, tem previsão de início em setembro deste ano, os recursos já estão disponíveis para as obras e a licitação para escolha da construtora deve ser aberta no mês que vem. Essas informações foram transmitidas à população na noite desta quarta-feira (11/05), durante uma audiência pública da Comissão de Direitos Humanos e Defesa do Consumidor realizada na região, por solicitação da  vereadora Neusinha Santos.

A vereadora abriu a audiência pública, fazendo um retrospecto da luta popular iniciada em 2006 pela implantação da UPA, continuada com a inclusão no Orçamento Participativo de 2009/2010 e a aprovação do anteprojeto do equipamento de saúde, finalizando com as perguntas: Por que a construção está atrasada? Quando será licitada? Quando começará a construção?

Diante de uma platéia formada por dezenas de moradores e lideranças locais reunidos no Salão Paroquial da Igreja Nossa Senhora da Glória, a secretária municipal de Saúde, Suzana Rates, deu a informação sobre o início da construção que todos aguardavam e  explicou os motivos do atraso das obras da UPA: o terreno disponível não era suficiente, mudanças no projeto inicial para incorporar modificações conceituais e a necessidade de buscar novas fontes de recursos para custear desapropriações, obras civis e compra de equipamentos, orçados em R$ 8,6 milhões.

“Hoje, estamos felizes, pois vimos uma luta dos moradores da nossa região ser vitoriosa”, comentou Neusinha Santos.  O padre Luís de Oliveira Martins, pároco da Igreja de N. Sra. Da Gloria, concordou com ela, afirmando o início próximo da construção do equipamento de saúde “é uma vitória da esperança”. Ele aceitou o convite da vereadora para benzer a pedra fundamental da UPA.

A notícia repercutiu bem entre os presentes. “A UPA vai melhorar muito nossa vida. Hoje, quando precisamos de atendimento, temos que procurar a UPA Pampulha, que acaba ficando superlotada, com longas filas”, comentou Janete Nascimento, moradora e conselheira municipal de Saúde.

A Unidade de Pronto Atendimento Glória/São Salvador vai ocupar uma área de quatro mil m2 nas avenidas Brigadeiro Eduardo Gomes e Amintas Jacques, com 1.620 m2 construídos. Será a maior de Belo Horizonte, superando a do Barreiro, e terá a estrutura de mini-hospital, capaz de suprir a demanda de emergência de saúde da região Noroeste que, com seus cerca de 400 mil habitantes, é a mais populosa da cidade. Era a única região belo-horizontina que não tinha UPA.

UPA 1 Noroeste - Glória/São Salvador

Neusinha trabalhou para viabilizar a aprovação no Orçamento Participativo

A construção da Unidade de Pronto Atendimento do Glória/São Salvador (Noroeste) começou a se concretizar quando foi aprovada no Orçamento Participativo 2009/2010, em meio a uma mobilização popular que envolveu as igrejas católicas e evangélicas, movimento comunitário, o centro de saúde local, a Prossebeme, a ACS, a Comunidade Kolping e outros. Três mil pessoas compareceram à reunião do OP Sub-Região 5 para prestigiar a proposta apresentada pelo morador Ivanir Maciel, da base da vereadora Neusinha Santos, propondo a construção do equipamento de saúde.

A proposta de construir uma UPA na área da Noroeste, no bairro Alípio de Melo, já sido apresentado ao Orçamento Participativo 2007/2008, mas não tivera sucesso, pois  foi considerada de baixo risco de saúde e sem demanda significativa. Os moradores continuaram mobilizados e reivindicando o equipamento, pois o Hospital Alberto Cavalcante, o único com serviço de atendimento de urgência e emergência na região, era incapaz de atender a demanda.

Os moradores buscaram o apoio de Neusinha Santos, à época líder do prefeito Fernando Pimentel na Câmara Municipal. A vereadora e lideranças, depois de examinarem vários pontos, definem a localização da UPA na região do Glória/São Salvador, mais propícia à viabilização, e apresentaram a proposta de mudança de classificação a Pimentel.

O prefeito aceitou a mudança de classificação da área de baixo para alto risco de saúde, viabilizando a apresentação e a aprovação da proposta da construção de uma UPA na região Noroeste no Orçamento Participativo 2009/2010.

O mandato da vereadora Neusinha Santos deu suporte à mobilização popular pela construção da UPA, negociando também adequações ao projeto para que ele pudesse de viabilizar no OP; trabalhando para aumentar a área construída de 1260 m2 para 1620 m2; e, agora, junto com uma comissão de moradores, acompanhando o processo de licitação e construção do equipamento de saúde.